O mercado de pneus sempre foi uma constante no crescimento do setor automobilístico, acompanhando a modernidade e requisitos de segurança dos veículos desde sempre.
Com uma infinidade de tamanhos e modelos disponíveis no mercado, o consumidor acaba confuso na hora de decidir qual pneu melhor atenderá suas necessidades e expectativas na hora da troca.
Para ajudar nessa importante missão, preparamos algumas dicas e informativos sobre como proceder na hora de fazer a substituição desse importante componente do seu meio de transporte mais confiável: seu carro!
O pneu e as suas características
Você já deve ter visto que há na lateral dos pneus alguns números e siglas, mas você sabe o que aquela informação significa?
Na verdade, essas siglas informam as medidas do seu pneu e códigos que indicam qual o tipo dele, qual categoria de velocidade ele se enquadra, qual a capacidade de peso ele tem, além de outros dados importantes.
Por exemplo: P195/60R16 65H M+S
Para alguns esses termos soam com clareza, mas para a maioria das pessoas essa sopa de letrinhas não esclarece muita coisa…
Vamos passar por cada item e explicar com todos os detalhes:
- o P significa que aquele pneu é destinado para carros de passeio.
- 195 é a largura da banda de rodagem em milímetros, ou seja, a largura daquela parte do pneu que toca o chão quando ele está montado e inflado.
- 60 é a altura do flanco correspondente a % da largura do pneu (60% nesse caso).
- R indica que aquele pneu tem construção radial.
- 16 é o diâmetro do aro (em polegadas).
- 65 é a capacidade de carga do pneu (temos uma tabela bem completa logo abaixo)
- H é a classificação de velocidade máxima do pneu (temos essa tabela também, não somos demais?!)
- M + S significa que o pneu é adequado para todas as estações
Hora de escolher o melhor pneu para você
Primeiro passo: você deve escolher um pneu que tenha o diâmetro da roda do seu carro
A largura – Pneus mais largos, de maneira geral, representam maior estabilidade ao carro, pois aumentam o atrito com o chão. Porém, são mais pesados, o que deve ser levado em consideração principalmente em carros com motores menos potentes.
Carros mais esportivos tem perfil mais baixo, o que está diretamente ligado à largura do pneu e, portanto, sua aderência.
O perfil – Na prática, o perfil de um pneu influencia em sua altura, ou seja, na faixa de borracha existente entre o ponto em que ele toca o solo e o ponto em que ele entra em contato com a roda. Normalmente, utiliza-se pneus de perfil mais baixo para dar uma melhor impressão estética ou ganho de performance – sobretudo em altas velocidades. Já os perfis mais altos são mais interessantes para veículos mais exigidos em diferentes situações.
Quais as vantagens do pneu de perfil alto?
Ao escolher entre pneu de perfil baixo e perfil alto, é necessário atentar a quais são as principais características de cada. No caso do perfil mais alto, as principais vantagens que podem ser apontadas são:
- Maior proteção nas rodas: com o perfil lateral mais alto nos pneus, as rodas ficam mais distantes de calçadas e danos causados diretamente nelas nas laterais de buracos, por exemplo. Por isso, se você é daqueles que costuma raspar a roda no meio fio, um perfil mais alto pode ser mais adequado.
- Maior ajuste ao ar: um perfil alto “perdoa” mais a sua negligência em relação à calibragem, o que pode torna-lo uma boa opção se você tem um perfil mais relapso em relação aos cuidados com o carro.
- Uso versátil: a principal vantagem do perfil alto é poder utilizá-lo de forma mais segura em diferentes ambientes. Se você costuma sair do asfalto com alguma frequência para o uso off-road, ou seu trajeto diário inclui ruas bastante irregulares, este tipo de pneu favorece sua segurança.
- Absorção maior dos impactos: como já mencionado no tópico anterior, o pneu de perfil alto é mais eficiente em absorver e distribuir os impactos de buracos e imperfeições. Por isso, é uma escolha mais adequada para quem não quer ter incômodos na hora de dirigir.
Vantagens do pneu de perfil baixo
Na hora de escolher entre pneu de perfil baixo e perfil alto, é importante levar em consideração, também, os pontos positivos do perfil mais baixo:
- Melhor dirigibilidade em alta velocidade: em função da melhoria do centro de equilíbrio, este tipo de pneu favorece uma boa dirigibilidade nos momentos mais exigentes. Isso é especialmente verdade durante curvas mais intensas.
- Frenagem melhorada: ao garantir melhor estabilidade, um pneu de perfil alto oferece uma frenagem mais responsiva e imediata para o condutor, favorecendo o uso dos freios de forma mais eficiente.
- Benefícios estéticos: se você se preocupa com a aparência do carro, não é como negar que um perfil mais baixo nos pneus favorece o visual. Ele permite aros maiores, ao reduzir a dimensão lateral dos pneus.
Capacidade de carga – Outro item importantíssimo é a taxa de carga. O número 65 da sequência acima é apenas um código e significa que o pneu é capaz de suportar uma carga de até 290kg.
A tabela abaixo apresenta com clareza os códigos de capacidade de carga e pode te ajudar na hora de escolher o melhor pneu
Velocidade máxima do pneu – Você sabia que o pneu tem uma classificação de velocidade?!
Ela indica a velocidade máxima em que um pneu pode carregar.
A tabela abaixo contêm as informações sobre as categorias de velocidade:
Os pneus podem rodar em velocidades de 160 km/h até mais de 300. Pneus T e H são os mais comuns e suportam rodar a até 190 km/h e 210 km/h respectivamente. Se você roda em cidade apenas, um pneu S (que suporta até 180 km/h) poderá te atender sem problemas.
Rodas e Calotas
Caso seu veículo não seja equipado com rodas de liga leve, uma boa pedida para deixar o visual mais bonito e moderno são as calotas.
O simples fato de trocar as calotas já dá um ar novo no carro e seu baixo custo permite que o visual seja alterado sempre que você quiser!
Não existem restrições quanto ao modelo ou desenho das calotas, ficando apenas restrito que o diâmetro dela seja compatível com o diâmetro da roda do carro.
A 3max cuida de todos os detalhes pra você!
Ainda está em dúvida em qual pneu colocar no seu carro? Ou ainda precisa de uma ajudinha para decidir?
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